Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Divulgação INCT

Seminário do Observatório Caleidoscópio começa em 25 de abril

Na próxima quinta-feira, 25 de abril de 2024, das 14h às 16h, acontecerá a Sessão de Abertura do Seminário do Observatório Caleidoscópio, organizado pelo Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio.

Por Morgani Guzzo

Lia Sousa irá apresentar sua tese sobre as primeiras pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz, ingressantes na instituição entre 1938 e 1968.
Lia Sousa irá apresentar sua tese sobre as primeiras pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz. Créditos da arte: Morgani Guzzo.

Na próxima quinta-feira, 25 de abril de 2024, das 14h às 16h, está programada a Sessão de Abertura do Seminário do Observatório Caleidoscópio, organizado pelo Observatório Sul-Sudeste do INCT – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências.

O Seminário tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelas integrantes do INCT Caleidoscópio, colaboradoras e convidadas, com foco nos indicadores e trajetórias de mulheres nas ciências, em perspectiva interseccional.

A primeira sessão será apresentada pela pós-doutoranda Lia Gomes Pinto de Sousa, que abordará aspectos de sua tese de doutorado, defendida em 2023, sobre as primeiras pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz, ingressantes na instituição entre 1938 e 1968.

Lia é historiadora formada pelo IFCH/Unicamp, mestre e doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz-Fiocruz e bolsista Pós-Doc Júnior do INCT-Caleidoscópio (Pagu/Unicamp). Atua na área de história das mulheres nas ciências, gênero e profissionalização científica.

O Seminário do Observatório Caleidoscópio é on-line e aberto a todas as pessoas interessadas nas discussões sobre gênero e enfrentamento das iniquidades relacionadas. Para participar, basta enviar um e-mail para observatóriosulsudeste@gmail.com.

Ir para o topo