Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Coordenação S-SE Observatório Caleidoscópio

Seminário do Observatório Caleidoscópio debate mulheres na ciência e violência de gênero na universidade

Segundo encontro vai acontecer no dia 23 de maio, das 14h às 16h, e contará com a presença das pesquisadoras Daiane Silveira Rossi (Fiocruz) e Cris Cavaleiro (UENP).

Por Morgani Guzzo

Seminário do Observatório Caleidoscópio debate mulheres na ciência e violência de gênero na universidade.
Segundo encontro acontece no dia 23 de maio de 2024, das 14h às 16h, pela Plataforma Zoom.

Está marcada para o dia 23 de maio de 2024 a segunda sessão do Seminário do Observatório Caleidoscópio do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências.

O evento, que acontece de forma on-line, das 14h às 16h, contará com duas apresentações de pesquisadoras vinculadas ao Observatório. A primeira, intitulada “Gênero e ciência: a presença institucional das cientistas brasileiras em meados do século XX“, será apresentada por Daiane Silveira Rossi. Já a segunda, “‘Rompendo o silêncio’: violência de gênero em uma universidade pública“, será apresentada por Cris Cavaleiro.

Daiane Silveira Rossi é pesquisadora em Estágio Pós-doutoral na Casa de Oswaldo Cruz, com bolsa FAPERJ com o projeto “Mulheres nas ciências: profissionalização e trajetórias científicas (Rio de Janeiro – DF, 1940-1960)”. Também é, atualmente, professora na Universidade Franciscana (UFN) e membro do grupo de pesquisas do CNPq “História da ciência e tecnologia no Brasil – 1945-2000”, liderado por Olival Freire (UFBA).

Cris Cavaleiro é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP), professora associada na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e tem desenvolvido pesquisas na área de educação, relações de gênero, diversidade sexual, violências e violência de gênero. Também é líder do Grupo de Pesquisa e Ensino em Políticas Públicas em Educação e Processos de Escolarização (GEPEPEE-UENP) e integrante do Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES/FE/USP). Neste ano, ela publicou, em conjunto com Elisangela Aparecida da Silva Lizzi, o artigo “Violência de gênero na universidade: resistências para além de silêncios e omissões”, onde apresentam parte de uma pesquisa sobre a percepção da violência de gênero na UENP, a partir da coleta de dados de questionário com a comunidade universitária.

O Seminário do Observatório Caleidoscópio tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelas integrantes do INCT Caleidoscópio, colaboradoras e convidadas, com foco nos indicadores e trajetórias de mulheres nas ciências e nas iniciativas de enfrentamento às violências e assédios nas IES.

O encontro é aberto a todas as pessoas interessadas nas discussões sobre gênero, ciência e enfrentamento das iniquidades relacionadas. Para participar, basta enviar um e-mail para observatóriosulsudeste@gmail.com.

Ir para o topo