Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Divulgação INCT

3º encontro do Seminário do Observatório Caleidoscópio acontece no próximo 28 de junho

O evento contará com apresentações das pesquisas: "Inclusão de Mulheres na STEM: reflexões a partir das matemáticas no Brasil e na França", de Gabriela Marino Silva, e "A problemática do assédio no ambiente universitário brasileiro: primeiros passos rumo à prevenção e ao enfrentamento", de Diego Costa Mendes.

Por Morgani Guzzo e Pedro Ordones

Terceiro encontro terá apresentação das pesquisas de Gabriela Marino Silva (Unicamp) e Diego Costa Mendes (UFV).
Terceiro encontro terá apresentação das pesquisas de Gabriela Marino Silva (Unicamp) e Diego Costa Mendes (UFV).

Está marcada para o dia 28 de junho de 2024 a terceira sessão do Seminário do Observatório Caleidoscópio do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas Múltiplas Insurgências.

O evento, que acontece de forma on-line, das 14h às 16h, contará com duas apresentações de pesquisadoras vinculadas ao Observatório. A primeira, intitulada “Inclusão de Mulheres na STEM: reflexões a partir das matemáticas no Brasil e na França“, será apresentada por Gabriela Marino Silva. Já a segunda, “A problemática do assédio no ambiente universitário brasileiro: primeiros passos rumo à prevenção e ao enfrentamento“, será apresentada por Diego Costa Mendes.

Gabriela Mariano Silva é doutoranda em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio no Centre François Viète da Université de Nantes (França). Além disso, foi integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) e atualmente é membra do Laboratório de Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (LABESCT). É autora de livros como Relações e condições de trabalho no setor público: professores e professoras no ensino médio e já publicou diversos artigos abordando as questões de gênero nas universidades, como o Abrindo a caixa-preta das Ciências Exatas e Tecnológicas: perspectivas e desafios para igualdade de gênero, em co-autoria com Karoline B. Waittman.

Diego Costa Mendes é doutor e mestre em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor no Departamento de Administração e Contabilidade, membro permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). É líder do tema 14 (Gerações, Ageísmo e Trabalho) da divisão acadêmica GPR – Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, da ANPAD (2022-2024), coordenador do Grupo de Investigação sobre Trabalho, Gestão e Diferenças (GiD) e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG), ambos certificados pelo CNPq e vinculados à UFV. Realiza pesquisas na áreas de Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais, tendo se dedicado atualmente ao projeto de pesquisa “Políticas organizacionais contra o assédio no ambiente universitário”.

O Seminário do Observatório Caleidoscópio tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelas integrantes do INCT Caleidoscópio, colaboradoras e convidadas, com foco nos indicadores e trajetórias de mulheres nas ciências e nas iniciativas de enfrentamento às violências e assédios nas IES.

O encontro é aberto a todas as pessoas interessadas nas discussões sobre gênero, ciência e enfrentamento das iniquidades relacionadas. Para participar, basta enviar um e-mail para observatóriosulsudeste@gmail.com.

Ir para o topo