Divulgação INCT Eventos texto-geral

Seminário do Observatório Caleidoscópio tem a 4ª sessão no dia 22 de agosto

Encontro acontece de forma on-line e terá a apresentação das pesquisadoras Beatriz Wardzinski Barbosa (UFSM) e Grazielly Alessandra Baggenstoss (UFSC).

Na penúltima quinta-feira do mês, no dia 22 de agosto, acontece a quarta sessão do Seminário do Observatório Caleidoscópio do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas múltiplas Insurgências.

O evento será realizado de forma online, das 14h às 16h, e, como de costume, contará com apresentações de pesquisas realizadas por parceiras vinculadas ao Observatório. A primeira, intitulada “Mulheres na ciência do solo no Brasil: um recorte histórico acadêmico e profissional”, é de Beatriz Wardzinski Barbosa. Já a segunda, que tem por título “Normas de Gênero e Política Institucional em Universidades”, é de Grazielly Alessandra Baggenstoss.

Beatriz é gestora ambiental formada pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), com graduação sanduíche na Universidade do Porto e, é também mestra e doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além disso, atualmente atua como pós-doutoranda em um projeto de pesquisa sobre modelagem e simulação do estoque de carbono em diferentes ambientes geoclimáticos do Sul do Brasil, também na UFSM. A pesquisadora também trabalha com a temática das mulheres na ciência, equidade de gênero e inclusão no ambiente acadêmico e científico.

Grazielly é doutora em Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Psicologia também pela UFSC, além de ser docente adjunta do curso de Graduação em Direito e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Direito (PPGPD) da UFSC. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Direito e Gênero da UFSC, é pesquisadora do Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (Margens), do Departamento de Psicologia, e trabalha com temáticas ligadas aos estudos do campo ético-político, práticas antidiscriminatórias, estudos de gênero e feminismos. Recebeu a medalha de reconhecimento acadêmico pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, por prestação de serviços relevantes ao ensino superior do município.

O Seminário do Observatório Caleidoscópio tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelas integrantes do INCT Caleidoscópio, suas colaboradoras e convidadas. Dentre os temas de interesse está a trajetória das mulheres na ciência e o enfrentamento às violências e assédios nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.

O encontro é aberto a todas as pessoas que se interessem pelas temáticas abordadas e para participar, basta enviar um e-mail para observatóriosulsudeste@gmail.com.