Divulgação INCT Eventos

Quinta sessão do Seminário do Observatório Caleidoscópio será no dia 25 de setembro

Na próxima quarta-feira, 25 de setembro de 2024, acontece a quinta sessão do Seminário do Observatório Caleidoscópio do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio. O evento terá apresentações das pesquisadoras Adriana Lippi (Unifesp) e Neiva Furlin (Unoesc).

Na próxima quarta-feira, 25 de setembro de 2024, acontece a quinta sessão do Seminário do Observatório Caleidoscópio do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas múltiplas Insurgências.

Nesta sessão serão debatidas a presença das mulheres nas ciências do mar e as ferramentas institucionais de enfrentamento às violências de gênero nas universidades brasileiras. O evento acontece de forma online, das 14h às 16h, sempre com a apresentação de pesquisadoras vinculadas ao Observatório.

A primeira a se apresentar é Adriana Lippi, com a pesquisa Mulheres nas Ciências do Mar: Estudo de caso sobre os programas de pós-graduação no Brasil. Em seguida, a professora Neiva Furlin abordará alguns resultados de sua pesquisa Mecanismos institucionais para o enfrentamento das desigualdades e violências de gênero em universidades brasileiras.

Adriana Lippi é oceanógrafa pelo Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde pesquisa sobre gênero nas ciências do mar. Foi Membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (SP) e conselheira na Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte (SP). É educadora ambiental desde 2008, e participa e desenvolve atividades relacionadas à cultura oceânica e educação crítica e transformadora para a participação social. Desenvolve trabalhos de tecnologia da informação para pesquisa, ciência cidadã, movimentos sociais e divulgação científica, já tendo realizado controle de qualidade de dados, análises, criação e gestão de banco de dados, criação para web, entre outros.

Neiva Furlin é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fez doutorado sanduíche no Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias y Humanidades (CEIICH) da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) e pós-doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC), da Unoesc, integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe/UFPR), o Grupo de Pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/América do Sul), da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), e o Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd);

O Seminário do Observatório Caleidoscópio tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelas integrantes do INCT Caleidoscópio, suas colaboradoras e convidadas, buscando evidenciar a trajetória das mulheres na ciência e focar o enfrentamento às violências e assédios nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.

O encontro é aberto a todas as pessoas que se interessam pelas temáticas abordadas e para participar, basta enviar um e-mail para observatóriosulsudeste@gmail.com. Ao fim do semestre, as participantes receberão certificados de participação em atividade de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina.