Profa. Dra. Mirlene Simões
Como ampliar a participação de mulheres na ciência, engenharia, tecnologia, matemática e artes?
O Congresso Internacional Mulheres nas STEAM – CIMSTEAM, realizado nos dias 26 e 27 de setembro passado, em sua segunda edição, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos/SP, fomenta este debate com dados, pesquisa e apresentação de projetos que ampliam a participação das mulheres nas múltiplas áreas STEAMS. É um espaço de troca e de identidades.
Tanto no primeira congresso, em 2022, como agora em 2024, a bolsista do Pós-Doutorado do INCT Caleidoscópio, Observatório Sul-Sudeste, Mirlene Simões foi membro da avaliação dos trabalhos submetidos e coordenou sessão técnica. As sessões técnicas são destinas à apresentação de trabalhos em desenvolvimento na graduação e na pós-graduação que tenham como pesquisadoras mulheres nas áreas STEAMS. Estas sessões também buscam perceber pesquisas que tenham o foco no gênero e na inclusão de mulheres nas áreas STEAMS. A sessão técnica contou com a participação de jovens pesquisadoras de diversos estados do Brasil e também da América do Sul.
A Profa. Dra. Sueli Custódio, do Instituto Tecnólogico da Aeronáutica – ITA, é a coordenadora geral do Congresso e expressou a satisfação ao comparar a realização do primeiro para o segundo Mulheres nas STEAMS, superando mais de 1000 inscrições.
Importante iniciativa que reuni a diversidade de mulheres nas STEAMS no Brasil.
Para outras informações, https://congressomulheresemsteam.com.br/ ou/e @eusousteam