Por Morgani Guzzo*
A historiadora Joana Maria Pedro receberá, em cerimônia solene no dia 13 de dezembro de 2024, o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O reconhecimento foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (CUn) da instituição no último dia 26 de novembro de 2024. Conselheiras/os presentes ressaltaram a trajetória da docente do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e a sua contribuição em suas áreas de estudo.
Em entrevista à Apufsc-Sindical, a professora, que é uma das coordenadoras do LEGH (Laboratório de Estudos de Gênero e História) e vice coordenadora do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio, compartilhou sua honra em receber a homenagem. Mencionando a a colega professora Maria Bernardete Flores, que também receberá o título, lembrou que esta é a primeira vez que o Departamento de História da UFSC concede tal reconhecimento.
“Eu sei que no passado muita gente também merecia e, ao saber desta notícia, eu pensei em tantas pessoas. Por isso, entendo que esta concessão dupla — para a Profa. Maria Bernardete Ramos Flores e para mim — resume a trajetória de tanta gente importante, tantas pessoas que realizaram grandes pesquisas no Departamento de História. Fico feliz que nós duas estejamos, de certa forma, representando gerações de historiadores e historiadoras que deixaram um legado tão importante. O que fizemos, o caminho que trilhamos, já havia sido, em grande parte, aberto por pessoas que nos precederam.”
Cerimônia solene acontecerá no dia 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu
A UFSC completará 64 anos de história no dia 18 de dezembro deste ano. Em homenagem ao aniversário da instituição e às professoras eméritas, o CUn realizará sessão solene no dia 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A dignidade universitária é “concedida a membro de pessoal docente aposentado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição”.
A cerimônia também será transmitida pela internet em: https://bit.ly/SESSAO_SOLENE
Um pouco da trajetória de Joana Maria Pedro
Na reunião em que foram apreciadas as propostas de concessão do título, a conselheira Maria del Carmen Cortizo, relatora do parecer que delineou a trajetória acadêmica da professora Joana Maria Pedro, destacou que a docente atua no Departamento de História da UFSC desde o início da década de 1980, contribuindo significativamente para a qualificação acadêmica em todos os níveis da graduação e da pós-graduação, e para a projeção nacional e internacional do Departamento e da UFSC, trata-se de uma intelectual amplamente reconhecida no campo da História das Mulheres e do Gênero no Brasil na América Latina.
A professora Joana tem graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela UFSC (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d´Avignon, entre 2001 e 2002, e nos Estados Unidos, na Brown University, entre 2016 e 2017. Foi professora visitante na Universidade do Chile (2021), na Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2013) e na Université Paris Diderot, Paris 7 (França, 2014).
No desenvolvimento de funções administrativas, foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, diretora do CFH entre 1996 e 2000, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) entre 2008 e 2012, e pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016 e candidata à Reitoria da UFSC em 2003.
Entre outras atividades, cabe também mencionar que foi Presidenta da Associação Nacional de História (Anpuh) na gestão 2017-2019; Editora da Revista Estudos Feministas; e que atuou no Comitê da Área de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aposentou-se em março de 2019, dando continuidade a suas atividades em qualidade de professora voluntária como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, e como pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). É pesquisadora 1A do CNPq.
Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, principalmente nos temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa. Entre seus livros mais conhecidos estão “Mulheres Honestas, Mulheres Faladas: uma questão de classe” (Ed. UFSC, 1991), “Nova História das Mulheres no Brasil” (Contexto, 2012 com Carla Pinsky), “Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul” (Mulheres, 2010, com Cristina S. Wolff) e outros, além de inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.
* Texto com informações do Notícias UFSC e da Apufsc Sindical.