Divulgação INCT

Nucleação 2 define coordenação e atividades para 2024

As pesquisadoras vinculadas à Nucleação 2 do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio reuniram-se no último dia 19 de fevereiro para definir a coordenação e as atividades a serem realizadas durante o ano de 2024. A equipe hoje conta com mais de 20 (vinte) pesquisadoras e professoras de várias universidades das regiões Sul e Sudeste.

Por Morgani Guzzo

Captura de tela da Reunião da Nucleação 2.

A equipe, que hoje conta com mais de 20 (vinte) pesquisadoras e professoras de várias universidades das regiões Sul e Sudeste, tem realizado estudos que envolvem o mapeamento de equipamentos e das boas práticas de inclusão, permanência e enfrentamento ao assédio e a outros tipos de violências interseccionais nas Instituições de Ensino Superior.

Na reunião, que teve a presença de 14 (quatorze) pessoas, foi definida a coordenação do grupo, que terá à frente Lídia Maria Vianna Possas (Unesp), Neiva Furlin (Unoesc) e Marelli Graupe (Uniplac). Além disso, enumerou-se uma lista de atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano de 2024.

Dentre as ações da Nucleação 2, está a divulgação das iniciativas e das agentes que trabalham para tornar os espaços universitários e de produção de conhecimento científico acessíveis e adequados para o desenvolvimento de todo o potencial de quem deles faz parte, sejam mulheres, pessoas trans, não-binárias, pretas, pardas, indígenas, com deficiência, independente de sua sexualidade e dos marcadores sociais da diferença que as atravessam.

A proposta é que essas ações sirvam de referência para que outras IES implementem iniciativas similares.