Na próxima quinta-feira (28/11), ocorre a sétima sessão, última do ano de 2024, do Seminário do Observatório Caleidoscópio do Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio – Instituto de Estudos Avançados em Iniquidades, Desigualdades e Violências de Gênero e Sexualidade e suas múltiplas Insurgências.
Nesta edição, os assuntos abordados serão estudos radiofônicos com perspectivas de gênero e o assédio moral e sexual nas universidades federais brasileiras. O evento acontecerá de forma online, das 14h às 16h, com apresentações de três pesquisadoras vinculadas ao Observatório.
As primeiras a se apresentarem são Debora Cristina Lopez e Juliana Gobbi Betti com a pesquisa em andamento Estudos Radiofônicos com Perspectivas de Gênero: um olhar para a produção científica brasileira. Em seguida é a vez de Maria Eduarda de Souza, que apresentará sua pesquisa de trabalho de conclusão de curso em Direito, intitulada Assédio Moral e Sexual nas Universidades Federais Brasileiras: apuração e prevenção.
Debora Cristina Lopez é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e da graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFOP, coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Grupo de Estudos Comunicação e Epistemologias Feministas (GECEF/UFOP). Além disso, integra o Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio, a Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) e o Coletivo Andorinhas (UFOP). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, vice-coordenadora do Grupo de Trabalho e Estudos Radiofônicos da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e integra o Conselho Geral da Associação das Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA) como Diretora de Relações Institucionais e foi Presidente e Diretora de Comunicação do Conselho Geral da Rede RUBRA.
Juliana Gobbi Betti é pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, doutora e mestra em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduada em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Além disso, é coordenadora do GT História da Mídia Sonora da Alcar, integrante do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (UFSC), do Grupo de Estudos em Jornalismo e Conhecimento (UFSC), do Grupo de Pesquisa PCLA – Pensamento Comunicacional Latino-americano (UNESP) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). Integra, ainda, a Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RadioJor) da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, o Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio e o Coletivo ComFreire: estudos por uma comunicação emancipatória (UFSC/UnB).
Já Maria Eduarda é estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) desde 2021, tendo realizado pesquisas sobre neoliberalismo, neoconservadorismo, autoritarismo e direitos das mulheres (2021/2022); violência estatal e direitos humanos (2022/2023); e assédio moral e sexual no ambiente das universidades federais (2023/2024). É membro do Corpo Editorial da Revista Acadêmica de Graduação em Direito da UFSC – Avant (2024) e do Serviço de Assessoria Jurídica Popular Universitária (SAJU/UFSC).
O Seminário do Observatório Caleidoscópio tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pelas integrantes do INCT Caleidoscópio, suas colaboradoras e convidadas, buscando evidenciar a trajetória das mulheres na ciência e focar o enfrentamento às violências e assédios nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil.
O encontro é aberto a todas as pessoas que se interessam pelas temáticas abordadas e para participar, basta enviar um e-mail para observatóriosulsudeste@gmail.com. Ao fim do semestre, as participantes receberão certificados de participação em atividades de extensão pela Universidade Federal de Santa Catarina.