TÍTULO DA PESQUISA: Programa Acelera e Ensino Médio: mapeando trajetórias de jovens estudantes
RESUMO: Elaborado frente aos aportes teóricos dos Estudos Culturais em Educação, dos Estudos sobre Juventude e dos Estudos de Gênero, o presente projeto de pesquisa tem como questão chave: De que modo jovens estudantes do Programa Acelera (re)organizam suas trajetórias de escolarização, ao terminarem o Ensino Fundamental e ingressarem no Ensino Médio? Desta questão, postula-se o presente objetivo geral: Analisar e problematizar as trajetórias escolares de jovens estudantes do Programa Acelera – São Leopoldo (RS) ao final do Ensino Fundamental e ao longo do ingresso e permanência dos mesmos no Ensino Médio. Decorrente de tal objetivo geral, organizam-se os seguintes objetivos específicos a) analisar os principais desafios de tais estudantes frente ao ingresso no Ensino Médio; b) mapear o fluxo de escolarização dos estudantes do referido programa, após término do Ensino Fundamental; c) compreender, com aporte de ferramentas digitais, as principais motivações para o abandono escolar dos egressos do Programa Acelera após o término do Ensino Fundamental; d) analisar como possíveis modos ser jovem têm sido atravessados pelos discursos visibilizados pelas mídias contemporâneas no que tange, principalmente as temáticas de gênero, sexualidade, consumo, escolarização e mundo do trabalho. Vale destacar que a presente pesquisa se vincula, atualmente, ao Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) e pelo Grupo de Pesquisa Gênero Sexualidade e Escola (GESE/FURG) e recebe apoio da Assessoria do Programa Acelera, vinculada à Secretaria de Educação do Município de São Leopoldo (RS). Importante ainda destacar que a mesma pesquisa iniciou em 2022, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEUD/ULBRA), espaço ao qual estava vinculada até outubro de 2022 e, naquele momento, foi submetida à Plataforma Brasil e aprovada pelo CEP da Instituição, sob o CAEE 52584921.0.0000.5349. Em um primeiro momento, as escolas participantes do Programa Acelera em 2023 serão comunicadas acerca da pesquisa e, em parceria com a Assessoria do referido projeto na SMED/São Leopoldo (RS), serão convidadas a participarem da presente pesquisa. Posteriormente, será desenvolvida a investigação com a aporte das seguintes estratégias metodológicas: observação participante do cotidiano dos estudantes do Programa Acelera que são concluintes do Ensino Fundamental, nas escolas parceiras; questionário acerca das dimensões da vida juvenil, em especial sobre as expectativas da continuidade da escolarização a partir do ingresso no Ensino Médio; grupos de discussão organizados com os estudantes e posteriormente, grupos de formação com os/as professores/as acerca dos dados produzidos e das análises realizadas. Pretende-se ainda organizar recursos digitais, tais como aplicativos, sites e redes sociais, os quais serão realizados por bolsistas de Iniciação Científica a fim de acompanhar as trajetórias escolares dos/as jovens concluintes do Programa Acelera em 2023 ao longo de seu ingresso Ensino Médio, em 2024. É importante ressaltar que a elaboração dos referidos recursos permitirá a organização de um acervo do Programa Acelera, de seus integrantes/protagonistas, constituindo a memória de uma ação diferenciada (e relevante) na Rede Municipal de São Leopoldo. Como resultados do estudo pretende-se fornecer dados às escolas participantes e à Rede Mantenedora acerca das trajetórias dos/as jovens estudantes subsidiando assim, a organização de práticas pedagógicas diferenciadas para alunos e alunas do Programa Acelera, ainda no Ensino Fundamental. Pode-se inferir também, como uma sequência investigativa, alinhada à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a proposição de ações de formação continuada aos docentes da Rede Municipal de São Leopoldo (RS), de modo especial para aqueles que atuam na Educação de Jovens e Adultos.