TÍTULO DA PESQUISA: A voz delas – estudo sistemático de ações de promoção de meninas e mulheres nas ciências exatas, engenharias e computação
RESUMO: Ao longo da última década, temos visto diversas ações afirmativas em torno das questões de gênero que afetam a vida de meninas e mulheres na ciências exatas. No Brasil, o desenvolvimento de políticas públicas com esse fim teve início em 2013 pelo CNPq, seguido por outras instituições. Esta proposta se apoia em iniciativas desenvolvidas no RJ, que têm em comum a promoção da participação de meninas em STEM por meio de diversas ações de Educação e Divulgação Científica. Propõe-se um estudo sistemático focado em tais iniciativas e que, ao fim ofereça um retorno dessas ações como referência para implementações de caráter amplo e contínuo. As participantes da pesquisa são as estudantes da Educação Básica egressas de dez projetos que integram a Rede Mulheres em STEM do RJ. Pretende-se investigar como os projetos interferiram nos vieses de autoeficácia e autosseleção das meninas e que caminhos trilharam quanto às escolhas profissionais. A pesquisa contemplará também as professoras participantes dos projetos, a fim de identificar possíveis influências que eles tenham exercido sobre elas e em suas práticas pedagógicas. As universitárias, bolsistas de IC, também serão investigadas quanto à influência dos projetos em suas vidas pessoais e profissionais. Embora, a literatura possua diversos artigos sobre projetos frutos das políticas públicas do CNPq, eles não exploram o papel das professoras da educação básica e da universitárias em seu desenvolvimento. Por meio de questionários, entrevistas e grupos focais pretendemos investigar a influência dosprojetos na vida das participantes, no contexto pessoal e profissional. Espera-se que a pesquisa, 10 anos após a primeira chamada, possa contribuir para a composição de ações de políticas públicas que, de forma abrangente e contínua, incentivem as jovens a optarem por carreiras em exatas com vistas a termos um mercado de trabalho mais diverso, com equidade de gênero nas mais diversas manifestações interseccionais e plurais.
ÓRGÃO FINANCIADOR: CNPq