Pesquisadoras
TÍTULO DA PESQUISA: Corpos que TRANSitam no espaço escolar
RESUMO: O Brasil figura entre os países com altas taxas de homicídios e outras violências praticadas contra sujeitos LGBTI+. Esse dado está configurado como um problema mundial e deve ser enfrentado por meio de política pública transnacional. Sinais desta política encontram-se na Agenda 2030, em mais de uma de suas metas. Entretanto, sem dados sobre a população de estudantes que são alvos das violências referidas; sem dados nem leituras mais aprofundadas sobre os reflexos destas violências, entre eles, a descontinuidade da escolarização expressa por meio do descompasso idade/série, da evasão, de processos de indução ao abandono escolar, como tornar efetivas as metas da Agenda? Em consideração a esta questão, o projeto de pesquisa em tela intenta mapear escolas e sua população LGBTI+ e investigar a produção discursiva de profissionais da educação sobre estudantes trans. Metodologicamente, propõe-se a realização de um estudo de natureza exploratório-discursiva, com uso de análise de documentos, questionário, entrevistas e grupo de discussão com profissionais da educação das escolas. Tomar-se-á como campo de investigação escolas de municípios de três regiões brasileiras e do distrito de Braga/Portugal. Adotar-se-á pressupostos dos Estudos Culturais, em suas vertentes pós- estruturalistas, e contribuições de obras de Michel Foucault. A partir das perspectivas assinaladas, os conceitos sexualidade e gênero são compreendidos como constructos históricos, sociais e culturais, produzidos em meio a relações de poder/saber e de práticas discursivas. A produção analítica será sustentada em ferramentas das análises discursivas a partir da perspectiva foucaultiana. Espera-se que a pesquisa contribua com a produção de dados e informações sobre a população LGBTI+ e suas existências em escolas de regiões de dois países, contribua para a promoção de discussões no interior das escolas e para o fortalecimento do conhecimento científico na área.
ÓRGÃO FINANCIADOR: CNPq