Por Morgani Guzzo
Conhecer e realizar ações conjuntas e articuladas foi o objetivo do evento “Ocupação INCT Caleidoscópio: as Redes e os desafios da equidade e diversidade de gênero na academia”, que aconteceu no dia 27 de novembro de 2023, das 14h às 16h30, em modalidade virtual.
O encontro, organizado pelo Observatório Sul-Sudeste do INCT Caleidoscópio, contou com a apresentação da Caleidoscópio: Rede Nacional de Estudos Feministas, Transfeministas, Antirracistas, Transdisciplinares e Decoloniais, da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC), da Parent in Science, da Rede Andorinhas (UFOP/MG) e da Rede de Equidade e Diversidade de Gênero de São Paulo.
Após a apresentação das representantes das redes, as pessoas presentes conversaram e debateram ideias de ações articuladas e em conjunto, visando não só fortalecer cada uma das redes, mas também ampliar a divulgação e o alcance das ações.
Algo que ficou evidente no encontro foi quão significativa tem sido a atuação dessas redes na luta por equidade nas universidades e nas diversas carreiras científicas e no combate aos assédios e preconceitos de gênero, sexualidades, parentalidade, raça/etnia, entre outros.
O reconhecimento das boas práticas e a sua divulgação é um dos objetivos do Observatório Sul-Sudeste, que a partir deste encontro aproximou-se das iniciativas já existentes e fará parte, como resultado do evento, da criação de um Conselho das Redes, para encaminhar as ações articuladas.